Nesta data voltam a funcionar as unidades municipais de ensino de Cariacica, Vitória e de Vila Velha; Viana inicia seu ano letivo na próxima quinta (4) e a Serra em 1º de março
A maioria das escolas da rede municipal na região metropolitana irá iniciar o ano letivo no dia 22 de fevereiro. É o caso de Vitória, Cariacica e Vila Velha, que juntas atendem a um contingente de 141.588 estudantes. Viana, com 13.220 estudantes, sai na frente e reabre suas unidades de ensino na próxima quinta-feira, em 4 de fevereiro. Já na Serra, a previsão é de retorno no dia 1º de março, no formato híbrido, pelas séries finais. Atualmente, a rede pública serrana é a maior da Grande Vitória, atendendo a 71.011 estudantes.
O retorno das atividades será por etapas. Devido à pandemia do coronavírus, os três municípios preferiram começar de forma remota e depois partirem para o formato híbrido (mesclando presencial e online). As aulas presenciais contarão com retorno escalonado, a partir de março, de acordo com a faixa etária, começando pelos alunos mais velhos. A medida é para evitar aglomerações.
Dessa forma, Vitória definiu que na primeira semana de aulas, iniciando em 22 de fevereiro, os professores estarão nas escolas e os estudantes, em casa. A partir de 1º de março, o retorno presencial será feito de acordo com a faixa etária dos alunos. Assim, na primeira semana, retornam as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.