Não foi desta vez que se confirmou o estudo de cientistas especialistas de que o vulcão Cumbre Viejas, nas Ilhas Canarias, que poderia ter uma erupção explosiva e que provocaria uma megatsunami, que por sua vez atingiria todas as Américas e o Brasil. Após a movimentação sísmica iniciada em 11 de setembro, o Cumbre Viejas entrou efetivamente em erupção às 15h12 (horário local) e 11h12 (horário de Brasília) deste último domingo (20), mas de forma tranquila. Até esta manhã de segunda-feira (20) a atividade vulcânica é considerada como sendo de pequeno porte e sem nenhum alerta de tsunami. Há sete bocas exalando lavras, gases e cinzas. Casas e rodovias nas proximidades já foram afetadas.
O Governo autônomo das Ilhas Canárias (o arquipélago é propriedade da Espanha determinou a evacuação de cerca de cinco mil pessoas que residem nas proximidades do vulcão e ordenou área de isolamento de dois quilômetros no entorno do morro onde estão sendo expelidas larvas e ocasionalmente fortes explosões. As Ilha Canarias, próximo à costa dos Marrocos fica a mais de 4 mil quilômetros da costa brasileira e possui mais de dois milhões de habitantes. A última erupção do Cumbre Viejas ocorrer em 1971.
No último e mais recente comunicado oficial o Governo das Ilhas Canárias emitido nesta noite de domingo para esta segunda-feira foram informados dados sobre a atividade vulcânica, formulados pelo Comitê Cientifico local: Foi dito que a atual “erupção é fisural de magma básico com mecanismo tipicamente estromboliano, com alguns pulsos freatomagmáticos”. “Com a informação disponível no momento, foram observadas duas fissuras de centenas de metros de comprimento, alinhadas em direção NS (de Norte à Sul) e separadas por outras com cerca de 200 metros, com vários pontos de emissão de fontes de piroclastos e lavagens”.
Temperatura e altura de gases e cinzas
A temperatura da superfície da lava emitida atinge 1.075º. Constata-se também a formação de um cone principal. As coordenadas fornecidas do primeiro ponto de emissão são: 28º36’n, 17º52’W. estima-se que a coluna de cinzas vulcânicas atinja uma altura de 1.500 metros e os gases emitidos atinjam 3.000 metros (de acordo com VAAC de Toulouse), diz o governo local em nota.
O Comitê Científico é coordenado pela Direção Geral de segurança e Emergências do Governo das Canárias e é composto por representantes do Instituto Geográfico Nacional (IGN), Conselho Superior de pesquisas Científicas (CSIC); Instituto Volcanológico das Canárias (Involcan), Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME), Agência Estatal de Meteorologia (AEMET), Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), Universidade da Laguna e Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
Serviço:
Para quem desejar ter informações e imagens online ao vivo da atividade do Vulcão Cumbre Viejas a Televisão Canarias, uma TV estatal do Governo espanhol, está fazendo transmissões ao vivo. O link da TV no YouTube é: https://rtvc.es/en-directo/