Os próximos encontros estão previstos para acontecer nos meses de julho, agosto e setembro
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) informou nesta última terça-feira (27) que, uma semana atrás, a equipe de profissionais da pasta promoveu o primeiro Zoonoses Day. O evento teve como objetivo realizar um ciclo de palestras on-line para propor reflexões aos trabalhadores da saúde sobre assuntos relacionados a algumas doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, conhecidas como zoonoses.
As palestras são organizadas por integrantes do Grupo Técnico das Zoonoses, com uma equipe composta por profissionais médicos veterinários que atuam na Sesa, como na Vigilância em Saúde (a referência técnica, Luciana Simonetti, e o estagiário Igor Muniz) e nas Superintendências Regionais de Saúde (Isabella Cosmo, na Regional Metropolitana; Cinthya Neves, na Regional Sul; e Marco Rocha, Augusto Zago, Wanderson Andrade e Jean Matachon, na Regional Central-Norte).
Febre maculosa foi um dos temas
O primeiro encontro, que contou com a abordagem de temas, como raiva, leishmaniose, esporotricose e febre maculosa, superou as expectativas da equipe. Foram mais de 400 pessoas inscritas, com 349 acessos on-line. O evento alcançou profissionais de saúde de todas as regiões do País, além de 48 municípios capixabas que tiveram representantes, outros 21 municípios de dez estados brasileiros também participaram.
A referência técnica das Zoonoses Luciana Simonetti ressaltou que a equipe está organizando mais outros quatro ciclos de palestras, com uma abordagem individual e ainda mais completa dos assuntos que foram tratados inicialmente. “A ideia é juntar a área de vigilância humana e a animal em palestras mais completas sobre as quatro zoonoses que foram tratadas no primeiro encontro”, salientou.
Os próximos encontros estão previstos para acontecer nos meses de julho, agosto e setembro. Com as datas definidas, a equipe vai divulgar aos profissionais para a realização das inscrições. “Os eventos deste ano seguirão acontecendo no formato on-line. Mas, para o próximo ano, queremos fazê-los tanto presencial quanto on-line”, informou Luciana Simonetti.