Após ganhar repercussão nacional em dar um atestado de desconhecimento e de ignorância da História do Brasil, ao dizer que nunca tinha ouvido falar na médica brasileira indicada ao Prêmio Nobel da Paz e criadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, prefeito de Vila Velha (ES), Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos), voltou atrás e disse que não vai mudar mais o nome da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra Zilda Arns.
Arnaldinho ainda mentiu no seu pronunciamento pelos 100 dias de governo em Vila Velha, quando disse que nunca tinha ouvido falar em Zilda Arns, e chegou afirmar: “Estamos falando de um pronto atendimento (cuja construção) foi iniciada há 12 anos atrás e que ninguém entregou, mas que nós vamos entregar. Recebemos agora no dia primeiro essa UPA sem estar pronta”. A inauguração, que contou com a presença do governador Renato Casagrande ocorreu no dia 30 de dezembro último, e há vários vídeos na internet.
A ignorância em História do Basil foi assunto nos principais veículos de comunicação do Brasil. Após o Grafitti News ter repercutido a nota sobre o assunto publicada no site oficial da Arquidiocese de Vitória (Aves), o assunto saiu publicado em toda a imprensa do Espírito Santo, além do jornal carioca O Globo, Diário do Centro do Mundo, Yahoo Notícias, Flip Board, Notícias do Mundo, entre outros.
Imprensa nacional
Depois de ser desmoralizado nacionalmente através da imprensa, que registrou sua afirmação de que “nunca tinha ouvido falar em Zilda Arns”, Arnaldinho Borgo preferiu usar suas redes sociais para se expressar sobre a gafe cometida: “Estou surpreso por ver essa manifestação distorcida politicamente, espalhada erroneamente, mas acredito que o diálogo seja importante e esclarece tudo. Recebi manifestações de integrantes da Pastoral da Criança, dialogamos e mantive o compromisso de manter a homenagem a Dra Zilda Arns Neumann”, disse o atual prefeito.
Depois de ficar aprender a importância nacional e até internacional de Zilda Arns, Arnaldinho Borgo ainda escreveu em suas redes sociais: “Reconheço a importância do trabalho que a Dra Zilda Arns desenvolveu em prol dos menos favorecidos, principalmente as crianças. O que a levou a ser uma referência mundial, sendo indicada inclusive, após sua morte, ao Prêmio Nobel da Paz”.
O ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), que foi quem inaugurou a UPA Zilda Arns, em Riviera da Barra, tem registrado em seu Facebook: “Fui prefeito de Vila Velha/ES até 31 de dezembro de 2020, quando ainda não existiam vacinas contra a Covid-19 no Brasil; deixei um sistema de saúde muito melhor estruturado do que o que recebi, inclusive com câmaras de frios novas, próprias para o armazenamento de vacinas; lamentável que a gestão que aí está queira transferir responsabilidades, não assumindo erro crasso (perda de vacinas tão preciosas), cometido durante a atual campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Por óbvio, quem responde pelos atos praticados a partir de janeiro deste ano é a atual administração”.