Diante das insistentes ameaças do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra as instituições democráticas, em especial as agressões com palavras de baixo calão contra o Supremo Tribunal Federal (STF), 14 governadores assinaram uma nota de solidariedade aos ministros daquele poder e de seus familiares. São 13 governadores de Estados e o governador do Distrito Federal. Na Região Sudeste apenas não assinaram os governadores bolsonaristas do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PSC) e Romeu Zema (Novo).
Os governadores bolsonaristas do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, e de Santa Catarina, o oficial do Corpo de Bombeiros paranaense Carlos Moisés da Silva (PSL) também não assinaram a nota. Os 14 que assinaram man ifestaram solidariedade aos ministros do STF “e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões”.
Além de agressões com palavras de baixo calão contra o ministro Luis Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outro alvo do descontrole mental de Bolsonaro é o ministro Alexandre de Moraes que autorizou recentemente a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson pelas constantes ameaças à democracia. No último sábado (14), Bolsonaro chegou a dizer que pedirá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abertura de um processo para investigar Barroso e Alexandre de Moraes.
“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis. No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”, dizem os governadores na nota.
Leia a íntegra do documento:
NOTA PÚBLICA DOS GOVERNADORES EM SOLIDARIEDADE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.
O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.
No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.
Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.
Brasília, 15 de agosto de 2021.
Assinam esta carta:
RUI COSTA
Governador do Estado da Bahia
FLÁVIO DINO
Governador do Estado do Maranhão
PAULO CÂMARA
Governador do Estado de Pernambuco
JOÃO DORIA
Governador do Estado de São Paulo
EDUARDO LEITE
Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CAMILO SANTANA
Governador do Ceará
JOÃO AZEVÊDO
Governador do Estado da Paraíba
RENATO CASAGRANDE
Governador do Estado do Espírito Santo
WELLINGTON DIAS
Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
RENAN FILHO
Governador do Estado de Alagoas
BELIVALDO CHAGAS
Governador do Estado de Sergipe
IBANEIS ROCHA
Governador do Distrito Federal
WALDEZ GOÉS
Governador do Estado do Amapá