Um avião da companhia aérea Turkish Airlines que saiu de Pequim na última sexta (16), fazendo escala em Istambul e em Dakar, pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta segunda-feira (19) por volta de 6h trazendo três mil litros Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). A quantidade de matéria prima é suficiente para o Instituto Butantan produzir cinco milhões de doses da Coronavac, o imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19).
O Governador de São Paulo, João Doria, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam a chegada do novo lote de IFA. “Estamos recebendo mais 3 mil litros dos insumos da vacina do Butantan que vieram de Pequim, na China, que serão transformados em 5 milhões de doses da vacina. Com isso vamos chegar a 46,4 milhões de doses da vacina. É São Paulo, é o Butantan ajudando a vacinar o Brasil”, disse João Doria ainda no aeroporto.
A matéria-prima recebida nesta segunda-feira passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do Programa Nacional de Imunizações do, coordenado pelo Ministério da Saúde. O Governo de São Paulo não informou quando essas doses vão ser entregues ao Ministério da Saúde, para que posteriormente faça a redistribuição para os Estados e municípios de todo o Brasil.
40,7 milhões de doses já entregues
Em março o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), correspondente a cerca de 14 milhões de doses. Outros 11 mil litros de insumos chegaram ao país em fevereiro. No final de 2020 o Butantan já havia recebido IFA que rendeu 3,8 milhões de vacinas. Na última semana o Butantan chegou a marca de 40,7 milhões de doses entregues ao PNI. Somente em abril foram 4,5 milhões.
O total de envios corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses previstas até 30 de abril no primeiro contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde. Em março foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.