fbpx
Início > Espírito Santo terá medidas restritivas por 14 dias a partir de quinta-feira até o final do mês

Espírito Santo terá medidas restritivas por 14 dias a partir de quinta-feira até o final do mês

Casagrande anuncia medias restritivas por 14 dias para conter expansão do Covid-19 no Espírito Santo | Foto: Print/GrafittiNews

Durante um pronunciamento pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande anunciou na tarde desta terça-feira (16) medidas restritivas contra  expansão do Covid-19 no Espírito Santo. Não será um lockdown, uma vez que na região da Grande Vitória a frota ded 1,4 mil ônibus do sistema Transcol vão continuar circulando normalmente. Mas, serão medidas restritivas por 14 dias em todos os 78 municípios, com o fechamento de bares e restaurantes e do comércio.

Casagrande pediu que atividades que não sejam essenciais possam ser execut5adas através do home office. destacando que “não é um lockdown”. As medidas começam a vigorar entre esta quinta-feira (18) e vão até o dia 31. Casagrande, ao ser perguntado pela imprensa se essas medidas não derem certo, será adotado um lockdown, ele optou em responder que nesses 14 dias será feita uma avaliação diária, checando se houve redução das aglomerações e, principalmente, se a ocupação dos leitos com pacientes do novo coronavírus entrou em declínio.

Bolsonaristas na porta do palácio

Mesmo com o acesso ao Palácio Anchieta estando interditado desde o início da tarde, porque os negacionistas que apóiam o presidente Jair Bolsonaro, haviam espalhado pelas redes sociais que iriam na porta do palácio para protestar, houve tumulto de negacionistas na frente da escadaria Bárbara Lindenbeerg, que acesso ao Palácio Anchieta. A Polícia Militar não reprimiu os bolsonaristas, que segundo o governador, são pessoas que negam a existência do vírus do Covid-19

Segundo o anuncio, a partir desta quinta-feira ficam proibidas reuniões, com exceção às de um mesmo núcleo familiar; utilização de praças, parques, jardins públicos, campos públicos de futebol, quadras públicas de esportes públicas, ginásios públicos de esportes e outros espaços equivalentes; atividades físicas coletivas, nas áreas e vias públicas.

Missas e cultos online

Com relação às igrejas não há proibição de missas ou cultos, mas o governador pediu aos padres e pastores que evitem aglomeração e que dêem preferência ao uso de cerimônias religiosas online. Também foi solicitado aos síndicos de condomínios a limitação do uso simultâneo das áreas de uso comum de lazer e pediu o uso de máscaras fora do ambiente residencial e os municípios deverão orientar e conscientizar seus munícipes para o isolamento social e distanciamento social e implantar o Disk Aglomeração.

Nesta quarta-feira (17) vai ocorrer uma reunião virtual do governador com os 78 prefeitos do Estado, onde serão dadas orientações, como a interdição das praias e demais locais de lazer. Será solicitado às prefeituras que utilizem os meios de comunicação social local, além de carros de som e outros para emitir os comunicados e promover um monitoramento de casos suspeitos e infectados, e expedir determinações a respeito do isolamento social com intervenção local.

O que pode funcionar

Somente poderão funcionar os serviços considerados como essenciais, cuja listagem é ampla e o governador incluiu, além dos serviços de saúde, todo o setor industrial, os serviços de segurança e de vigilância, lojas de material de construção, produtos e serviços para animais, construção civil, hotéis e pousadas, igrejas, pesca no mar, locação de veículos, casas de peças e oficinas mecânicas e postos de combustíveis.

Os bares e restaurantes também ficam proibidos de abrir, com exceção dos restaurantes que poderão funcionar através do serviço de entrega de mercadorias em domicílio. O atendimento presencial fica proibido nos serviços e atividades essenciais aos domingos e feriados, exceto: farmácias, postos de combustíveis, assistência à saúde, assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade, serviço funerário, transporte público coletivo e de passageiros. Os ônibus do sistema Transcol vão continuar rodando com 100% da frota. Já as lojas de conveniência de postos de combustíveis também terão que fechar as portas nesses 14 dias.

Justificativa

Casagrande se justificou das medidas, que foram dadas ao lado e com o apoio dos presidentes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Ele disse que o que ocasionou as medidas restritivas foi  a elevação abrupta na ocupação dos leitos e nas mortes por Covid-19. O governador disse que a rede hospitalar passou a receber uma média de 150 pacientes com Covid-19 por dia, o que iria levar a um colapso imediatamente.

Seu objetivo é reduzir a circulação de pessoas por duas semanas e assim obter um equilíbrio na ocupação hospitalar, com uma conseqüente redução n as mortes. Até a tarde desta terça-feira o governador informou que ocorreram 37 óbitos e mais 2.426 novos casos confirmados com coronavirusm, com a ocupação das UTIs passando de 90%.