O candidato a prefeito de Vitória (ES), João Coser (PT) será entrevistado nesta terça-feira (20) pelo Canal do Barão no YouTube e terá jornalistas do Grafitti News, Brasil 247, Jornal GGN, Rede TVT, Revista Fórum e Viomundo participando da sabatina
Este portal Grafitti News participa nesta terça-feira (20), às 17 horas, de uma sabatina com o candidato à prefeito de Vitória (ES), João Coser (PT), em um pool que reúne as principais mídias independentes do Brasil. O candidato falará de suas propostas. A entrevista será coordenada pelo Canal do Barão no YouTube, com retransmissão simultânea pelos portais Brasil 247, Jornal GGN, Rede TVT, Revista Fórum, Viomundo e Grafitti News.
Atual deputado estadual pelo PT e ex-prefeito de Vitória por duas gestões, Coser será o quinto prefeiturável nas eleições municipais de 2024 do campo progressista que participará da coletiva de imprensa organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A entrevista será apresentada pela jornalista do Barão de Itararé, Érika Ceconi.
Já passaram pelo o programa os candidatos às prefeituras de Teresina (PI), Fábio Novo (PT), Belo Horizonte (MG), Rogério Correia (PT), Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL) e João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo (PT). João Carlos Coser é casado com Eliana Mara, pai de Karla Coser, vereadora de Vitória, e de Luiz Carlos, médico residente em São Paulo. João é bacharel em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub) e pós-graduado em Direito Público e Processual Público na Faculdade Cândido Mendes, em Vitória, apesar de não exercer a profissão.
Quem é o candidato
Coser nasceu em São Roque do Canaã (ES). Trabalhou na roça até os 17 anos, quando veio para a capital, para continuar seus estudos. Ingressou no mercado de trabalho como mecânico e passou a participar ativamente de movimentos sociais e sindicais. Nos anos 80, participou do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, sendo o quinto filiado no Estado, partido em que se encontra até hoje 44 anos depois e já exerceu diversos cargos como dirigente partidário.
No movimento sindical, João Coser chegou à presidência do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (84/86) e foi o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT-ES (85/86). Foi eleito deputado estadual por duas legislaturas (1986-1989 e 1990-1994); e deputado federal também por dois mandatos (1995-1998 e 1999 a 2002). Em 2004, foi eleito prefeito de Vitória com 57,90% dos votos válidos e reeleito em 2009 no primeiro turno com 65,03% dos votos válidos.
Como prefeito de Vitória, João Coser foi eleito presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para o biênio 2009/2011 e reeleito em abril de 2011. Coser também foi secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Espírito Santo. Atualmente, exerce seu terceiro mandato como deputado estadual e é o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia.
Formato da entrevista
Inicialmente será feita apresentação do entrevistado e da bancada de entrevistadores. O programa será dividido em dois blocos com três entrevistadores em cada bloco. O candidato à prefeitura de Vitória (ES), João Coser, responde a cada pergunta e, finalizando o primeiro bloco, o apresentador se despede de quem já fez uso da palavra e convida os próximos entrevistadores.
A apresentação será feita pela Érika Ceconi, o Barão de Itararé O tempo estimado da entrevista é de cerca de uma hora de duração. Saiba quem serão os entrevistadores:
Bancada de entrevistadores (na ordem que as perguntas serão feitas)
Bloco 1
Maria Frô (revista Fórum)
Walter Conde (Grafitti News)
Talita Galli (TVT)
Bloco 2
Lourdes Nassif (GGN)
Dayane Santos (Brasil 247)
Conceição Lemes (Viomundo) https://www.youtube.com/live/OuDhN43Hiik?feature=shared
Link do YouTube para assistir à entrevista:
Propostas do candidato
Nas eleições 2024, a sua candidatura, que tem como candidata à vice a empresário Priscila Rodrigues Manso (PV). O candidato participa da coligação “Vitória em primeiro lugar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) e o PDT. João Coser entregou ao TSE, junto com a sua documentação de candidatura, a sua proposta de plano de governo para a gestão municipal 2025-2028. É um documento com 25 páginas em PDF, sob o título “Vitória merece o melhor – Gestão eficiente, com, olhar humano, diálogo e participação”.
Um dos pontos que chama atenção está na página 17 de suas propostas, intitulada “Vitória da inovação, do trabalho e do desenvolvimento urbano, social e econômico”, onde está a questão primordial para os moradores e comerciantes do Centro Histórico de Vitória. Coser propõe a “Revitalização do Centro de Vitória”. A região histórica, atualmente completamente abandonada, sofre com o fechamento de centenas de lojas, gerando um vazio e a demonstração do abandono pela municipalidade.
Saiba quais são as propostas de João Coser para o Centro:
- Criar a Secretaria Especial Centro de Vitória e o Conselho Municipal do Centro de Vitória com a função de debater e propor ações visando a renovação do centro expandido.
- Atrair atividades produtivas, especialmente de comércio e serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, turismo, serviços públicos, entre outros.
- Incentivar, articular e produzir habitações populares subsidiadas e garantir formas de financiar a aquisição dessas moradias preferencialmente para jovens, estudantes, trabalhadores e moradores do Centro, através da renovação dos edifícios e terrenos abandonados e/ou subutilizados.
- Propor formas de financiar e apoiar a criação, instalação, fortalecimento e manutenção de pequenos e médios empreendimentos e negócios na área comercial e de serviços, por meio de fundos de investimentos e de um programa de aval concedido pelo município.
- Recuperar o protagonismo do Centro Histórico na produção, veiculação e consumo dos bens simbólicos e culturais e como local da cultura e da política.
- Aumentar a presença dos agentes da administração e segurança municipal no território.
- Melhorar a acessibilidade às partes altas da área central expandida e demais morros de Vitória, mediante a instalação de equipamentos mecânicos – elevadores e similares, em edifícios multiuso e passarelas que façam conexão com áreas habitadas geograficamente elevadas.
- Qualificar os ambientes urbanos para que ofereçam segurança e qualidade para o uso e a movimentação de pedestres.
- Instalar bebedouros e construir banheiros públicos nas principais praças.
- Ampliar os mecanismos de fiscalização e controle do uso de espaços públicos com ênfase em projetos pilotos de enterramento e remoção do excesso de cabos e da fiação aérea
Saiba quais são as propostas do candidato que participará da entrevista para Vitória:
ProgramadeGoverno2024JooCoser