fbpx
Início > Secretaria da Saúde alerta que surto da gripe se expande no Sudeste e já atinge o Espírito Santo

Secretaria da Saúde alerta que surto da gripe se expande no Sudeste e já atinge o Espírito Santo

O surto que estava localizado no Rio de Janeiro se expandiu e já atinge o Espírito Santo e São Paulo. Aumento de casos de gripe traz alerta sobre a importância da vacinação para todas as pessoas acima de seis meses de idade ainda não vacinadas este ano.

Secretaria da Saúde está mobilizando os 78 municípios capixabas para elevar a cobertura vacinal contra o vírus influenza | Foto: Sesa

O mesmo surto do vírus influenza A H3N2 que está provocando a epidemia de gripe no Rio de Janeiro já está circulando no Espírito Santo e já é responsável por aumento de pacientes nos pronto-atendimentos e internações na rede hospitalar capixaba. Como parte dos habitantes do Estado optou por não se precaver e tomar a vacina imunizante contra a gripe, o que fez o Espírito Santo não atingir a cobertura vacinal neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis está mobilizando os 78 municípios capixabas, a fim de alcançar a meta da cobertura vacinal contra a Influenza.

Entre as ações pactuadas com os municípios está a oferta da vacina da Influenza a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade que buscarem os serviços de vacinação para receber os demais imunizantes do calendário de vacinação, assim como àqueles que vão receber a dose da vacina da Covid-19.

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, dá orientações para casos de gripe | Vídeo: Canal da Sesa no YouTube

Oferta de vacinas em shoppings, praças e comércio

Para os municípios que realizam ações extramuros contra a Covid-19 em shopping centers, praças, unidades móveis ou comércios, também há a oferta da vacina contra a gripe concomitante. Outra ação importante que os municípios têm realizado é a busca ativa dentro do próprio território por pessoas dos grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; idosos e; trabalhadores da saúde) ainda não imunizados contra a Influenza.

Além disso, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, informou que o Estado e os municípios pactuaram também uma meta mínima diária de aplicação, por serviço de vacinação, para acelerar o processo de imunização contra a gripe.

“A meta depende do porte do município e da demanda do serviço. Mas, estabelecemos uma média de 50 doses aplicadas por dia e por serviços. Como temos em torno de 600 serviços entre pontos fixos e volantes, no Estado, teríamos 30 mil doses aplicadas/dia e em 15 dias seriam 450 mil doses”, destacou Danielle Grillo.

Comunicados de prevenção

Diante do aumento do número de casos de Influenza relatados nos municípios do Espírito Santo, em observação à maior procura por atendimento em serviços de saúde como PA’s e UPA’s e UBS por parte da população, a Secretaria da Saúde (Sesa) emite dois comunicados com recomendações de medidas de prevenção contra a doença, sendo um para os profissionais da saúde e outro para população em geral.

Apesar de a Sesa garantir que não tem registros de casos de internação de pacientes com quadro grave de gripe, essa informação não confere, uma vez que há conhecimento sim de internações de pessoas com quadro grave de gripe na Grande Vitória. E entre esses a maioria é de pessoas com idade acima de 60 anos, que já tomaram o imunizante contra a influenza na época certa e que já tomaram as duas doses de vacinas, além do reforço, de vacina contra o Covid. Esse é o caso de uma cuidadora de idosos residente em Cariacica-sede, que ficou internada em Vila Velha devido à gravidade da gripe. Leia a seguir o alerta e dicas de prevenção que a Sesa está dando aos capixabas, em arquivo PDF:

COMUNICACAO-DE-RISCO-INFLUENZA-Populacao

Alerta à população

A Sesa emitiu um comunicado à população é ondedá algumas orientações, como: Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, principalmente antes de consumiralgum alimento; Uso correto de máscara facial;  Se vacinar contra a Covid-19 e contra a Influenza;  Usar lenço descartável para higiene nasal; Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

As dicas prosseguem:  Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.