fbpx
Início > TCE-ES encontra irregularidades na privatização da Cachoeira de Matilde, em Alfredo Chaves (ES)

TCE-ES encontra irregularidades na privatização da Cachoeira de Matilde, em Alfredo Chaves (ES)


Para entrar na área da Cachoeira Engenheiro Reeve, mais conhecida como Cachoeira de Matilde, no município de Alfredo Chaves (ES) é cobrado pela empresa LBF R$ 5,00 por pessoa


TCE-ES encontra irregularidades na privatização da Cachoeira de Matilde, em Alfredo Chaves (ES). Só é possível acessar a cachoeira pagando | Imagens: Reprodução e Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) encontrou irregularidades na privatização do Parque Ecológico Cachoeira de Matilde, que foi entregue à exploração comercial através de concessão pública, desde 25 de janeiro de 2022. O atual prefeito Fernando Videira Lafayette, do PSB, entregou para a exploração comercial a tradicional Cachoeira de Matilde, umas das principais atrações turísticas de Alfredo Chaves, para o empresário Rafael Ferrari.

O empresário é dono da empresa LBF, vencedora do processo de licitação de cessão do Centro de Apoio ao Turista na Cachoeira de Matilde. Segundo o TCE-ES, “a concessão do parque foi alvo de uma auditoria do TCE-ES. Nela, foram encontradas diversas irregularidades como descumprimento contratual, deficiência na fiscalização, gestão e controle do contrato, deficiência do canal de reclamação disponibilizado aos usuários, entre outras situações.”

“Diante das irregularidades mostradas pela área técnica e das justificativas apresentadas pelos responsáveis, o relator do processo, conselheiro Sérgio Aboudib, fez seis determinações e três recomendações aos gestores. A decisão foi seguida pelos demais conselheiros que compõem a 1ª Câmara do TCE-ES”, prosseguiu o órgão de fiscalização das contas públicas.

Determinações

Ficou determinado o pagamento pela concessionária dos encargos decorrentes do pagamento em atraso da outorga mensal contratual; a contratação do seguro e da garantia de execução exigidos no contrato de concessão; e o saneamento de irregularidades apontadas na auditoria.

Também entram no campo das determinações a definição de critérios ou indicadores que possibilitem a avaliação da qualidade do serviço prestado; a elaboração/aprovação/publicação de normativo definindo as atribuições dos fiscais e gestores do contrato; além da elaboração/aprovação/publicação de normativo que defina as rotinas e periodicidade dos procedimentos de fiscalização.

Recomendações

Já as recomendações sugerem a criação de uma Unidade de Conservação no Parque Ecológico Cachoeira de Matilde, com documento que estabeleça o zoneamento e as normas que definem o uso da área e o manejo dos recursos naturais; a instalação de um painel informativo próximo à entrada e saída do parque, informando o canal de reclamações e sugestões disponibilizado aos visitantes; e a elaboração de procedimento para recebimento das reclamações, queixas e sugestões, com a definição dos responsáveis e suas atribuições.

Neste momento, não foi emitida multa a nenhum dos gestores responsáveis pela concessão – fato que pode ser alterado caso a realização das determinações não sejam comprovadas.

Serviço:

Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde)

Segundo a Prefeitura de Alfredo Chaves, é uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre e um dos principais cartões postais do Espírito Santo. Cercada por mata, a área da Cachoeira está localizada no Parque Ecológico Municipal de Alfredo Chaves que atualmente conta com Centro de Apoio ao Turista e do seu deque é possível assistir ao lindo pôr do sol do Vale Santa Maria Madalena, à sua frente, um dos mais belos vales da região. O acesso à Cachoeira é por meio de escadaria e rampas. Devido à sua forte queda é imprópria para banho, apenas sua contemplação, mas é perfeita para a prática do rapel e escalada.

Localização: Distrito de Matilde.

Como chegar: BR 101 ou BR 262, seguindo a ES 146 nos dois sentidos, todas pavimentadas.

Distância da Sede: 18km

Entrada: R$5,00 (moradores de Alfredo Chaves não pagam)

Funcionamento: todos os dias, das 07h às 18h

Serviços Próximos: Pousadas, restaurantes, café, mercearia, posto de combustível, indústria caseira de doces e massas, artesanato.